Você já ouviu falar no Movember?

By | 2018-11-12T18:03:48+00:00 13 de novembro de 2018|Barba / Cabelo|

Voce sabe o que é o Movember?

O ano é 2003. Dois amigos australianos (Travis Garone e Luke Slattery) estavam em um bar conversando sobre modas que vem e vão, e lembraram do bigode, um estilo que marca época toda vez que reaparece. Eles então fizeram uma aposta: será que conseguiriam convencer os amigos a usar um bigodão?

Inspirados por a mãe de um amigo, que estava fazendo uma campanha para levantar fundos para a prevenção do câncer de mama, eles decidiram aliar o crescimento do bigode à outra causa, a prevenção do câncer de próstata, este essencialmente masculino. E mais, cada um que topasse deixar o bigode crescer deveria doar 10 dólares para a campanha. Resultado: convenceram 30 amigos, levantaram 300 dólares e mal sabiam o que estavam criando naquele momento, um movimento mundial chamado Movember.

Hoje, 15 anos depois, a Fundação Movember é uma organização mundial sem fins lucrativos, presente oficialmente em 20 países, que visa chamar a atenção de nós, homens, sobre doenças como o suicídio masculino, o câncer de testículos o Câncer de Próstata, principalmente (não sabia? POIS É!).

A palavra Movember é um trocadilho em inglês, feito pela junção da palavra ‘moustache’ (bigode em inglês) e ‘November’ (novembro em inglês).
A ideia é mobilizar os homens para, todo mês de novembro, deixar o bigode crescer, para fomentar um papo sobre o tema entre amigos, pais, avôs, filhos, colegas de trabalho, etc. Quem deixa o bigode crescer é chamado de Mo Bros (abreviação pra “Irmãos de Bigode”). A questão toda é o grande preconceito que gira em torno desta doença, o câncer de próstata: seu exame preventivo é feito pelo médico, 1x por ano,  por um toque retal, para apalpar a próstata e medir seu tamanho e textura.  Por conta da natureza do exame, muitos homens fogem do assunto ( e do exame) como o diabo da cruz.

Como é por aqui?

No Brasil a fundação não chegou (ainda) mas outra instuição, séria, o Instituto Lado a Lado pela Vida, criou, em 2011, o Novembro Azul, inspirado não só no Movember mas também no Outubro Rosa, que mobiliza as mulheres em torno da prevenção do câncer de mama.

E como eu faço pra participar?

Imagina: você e todos os seus amigos com um bigode maneiro desfilando por aí… A mulherada adora um jeitinho cafajeste, rs.

Então, meu amigo, espalha essa causa. Chama geral pra virar um Mo Bros.

A gente resolveu facilitar pra vocês, e nos unimos à causa do Instituto Lado a Lado pela Vida. Portanto, parte da nossa renda (de todas as unidades D.O.N!!) do serviço de barba e bigode neste mês de novembro será doada para as campanhas de conscientização e prevenção do câncer de próstata do Instituto! Curtiu? Então confere aqui nesse post todos os detalhes sobre a nossa campanha MOVEMBER DON!

Ou seja, fazendo a bigodeira aqui na D.O.N este mês, você ainda está levantando esta bandeira e literalmente, salvando vidas! 

Derrube este preconceito, sua saúde não é piada.

Venha fazer o bigode e participe conosco da

campanha Movember D.O.N!

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

Leave A Comment