As melhores roadtrips pelo Brasil!

By | 2018-09-12T16:07:16+00:00 17 de julho de 2018|Lifestyle|

Cara, roadtrip é o maior barato. Rock’n’roll rolando solto no som do carro, sem pressa de chegar, curtindo muito mais a jornada do que o objetivo. Estou no espírito livre e quero viajar agora! Para isso fiz uma pesquisa dos lugares mais alucinantes para conhecer no Brasil (isso mesmo, nosso brasilzão) e melhor ainda, de carro! Vê se você não concorda comigo e vamos nessa!

 

Resultado de imagem para estrada real

1) Estrada Real

Pra quem acha que se trata apenas de uma “estrada”, está bem enganado. A Estrada Real atravessa 3 Estados (Rio, Minas e São Paulo) e dezenas de municípios. É considerada a maior rota turística do país, com mais de 1.630 quilômetros de extensão. Sua história surge em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

A gastronomia é levada a sério neste percurso, portanto parar para comer é mais do que sua obrigação e lembre-se, sem pressa! Isso sem contar as cachaças artesanais que você terá a oportunidade de provar pelo caminho (se estiver no volante nem pense nisso!!)

A estrada Real tem quatro caminhos oficiais que passam por cidades como Paraty, Ouro Preto, Diamantina, Mariana, Caxambu, Brumadinho, entre outras. Escolha seu roteiro e pé na estrada!

Mais informações no site oficial deles (pessoal organizado esse, não?): http://www.institutoestradareal.com.br/

Playlist D.O.N. ideal:

Resultado de imagem para transpantaneira

2) Transpantaneira

Uma estrada batida, de aprox. 150km, entre os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acabou virando uma das atrações turísticas de quem mais visita esses Estados. Não exatamente pela estrada em si, que não é trivial – aqui separamos os homens dos meninos, portanto traga seu 4×4 -, mas pela riquíssima biodiversidade do Pantanal. Sim, estamos falando de capivaras, jacarés, cobras, garças, araras, tuiuiús, macacos, cervos, gaviões, antas, quatis , tamanduás-bandeira e, com sorte, onças pintadas e lobos-guará. Isso sim é um safari brasileiro! Chupa Kruger Park!

MT-60 é o nome de batismo desta estrada que liga os municípios de Poconé e Porto Jofre, e a ideia original era construir uma rodovia que atravessasse o Pantanal até Corumbá, na fronteira com a Bolívia, mas atrasos e problemas com a obra (quem nunca, Brasil-sil-sil) fizeram a Transpantaneira se limitar a este trecho. Detalhe curioso: há 120 pontes sobre pântanos e córregos na estrada, sendo 118 delas de madeira! Perfeita pra fazer aquela foto debaixo ou do carro todo lamaçado vencendo obstáculos.. toma chuva de likes!

O ideal é percorrer a Transpantaneira em alguns dias, pernoitando nas fazendas pelo percurso e fazendo amizades com os moradores. Boa sorte!

Playlist D.O.N. ideal:

Resultado de imagem para Rota Romântica

3) Rota Romântica

Indo da água ao vinho, a Rota Romântica já propõe um passeio bem mais tranquilo e menos aventureiro. São cerca de 180km onde arquitetura, gastronomia e belas paisagens são os destaques.

Estamos no Rio Grande do Sul, e esta rota (que passa pelas RS-235 e BR-116) cruza São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, entre outras cidadezinhas fofas. (isso mesmo, fofas. É basicamente isso que você vai ouvir da sua namorada/noiva/esposa no portal de madeira estilo alemão na entrada de cada um destes lugares). Vou te falar? Vale a pena. Impossível não ficar de queixo caído com as paisagens do Vale dos Sinos e o planalto da Serra Gaúcha.

Você verá também a região das Hortênsias, em especial no inverno. Ah, e come-se e bebe-se muito, mas muito bem.

Planeje esta lua-de-mel aqui: http://www.rotaromantica.com.br/

Playlist D.O.N. ideal:

Resultado de imagem para estrada ilhéus-itacaré

4) Estrada Parque da Serra Ilhéus-Itacaré

Aos praianos e surfistas, essa estrada é muito visual. Que tal dirigir pela primeira rota totalmente ecológica construída no Brasil? Este trecho de 65km da BA-001, entre Ilhéus e Itacaré, no litoral Baiano, dão chance aos visitantes de passar por três unidades de conservação (Parque Estadual do Conduru, UC da Lagoa Encantada e UC da Serra Grande-Itacaré), cachoeiras, praias selvagens, mirantes, áreas de floresta e túneis para travessia de animais silvestres.

Quer mais? Possui uma ciclovia em toda a sua extensão!

Esta estrada serviu para alavancar o turismo na região e a economia local, levando Itacaré ao posto de grande destino turístico do litoral sul da Bahia.

Playlist D.O.N. ideal:

Resultado de imagem para Rota do Sol

5) Rota do Sol

Fechando a nossa #DOMTOP5 do dia com mais uma estrada praiana.

A Rota do Sol (RN-063) conecta Natal à Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte. Lá, você vai passar por falésias impressionantes, praias cristalinas de água quente, pelo famoso “Maior Cajueiro do mundo” (estamos falando de uma árvore que cobre 8.500m2 de área e produz 80 mil cajus/ano), e pela Barreira do Inferno – a versão tupiniquim do Cabo Canaveral, de onde são lançados nossos satélites. Mas, como muitos trechos desta rota são de areia, um 4×4 ou pelo menos jipe com pneus largos e boa altura do solo são a recomendação mínima para vencer alguns obstáculos e não passar perrengue no paraíso.

Playlist D.O.N. ideal:

E aí curtiu? Tem alguma roadtrip especial no Brasil que você recomendaria? Escreve aí pra mim! Mas, não esqueça! Independente da rota ser mais aventureira ou tranquila, não dá pra viajar parecendo um ogro! Passa no DON antes de pegar a estrada pra dar um tapa no visual e escolha a sua playlist favorita no nosso perfil do Spotify.

Boa viagem!

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

One Comment

  1. André 18 de julho de 2018 at 20:24 - Reply

    Sensacional!! Belas dicas.

Leave A Comment