Papo de Homem: Câncer de Próstata.

By | 2018-11-10T13:29:05+00:00 9 de novembro de 2018|Barba / Cabelo|

Sim é um tema polêmico, sabemos. O tal do exame de toque.. coisa e tal. Mas, por conta de um preconceito idiota, você sabia que 1 homem morre (MORRE) a cada 36 minutos no Brasil? Pelo simples fato de não ter feito exames preventivos na idade correta e deixar essa doença horrível se alastrar e te tirar precocemente do convívio familiar.. é triste mas é verdade.

Por isso, neste mês de novembro a D.O.N Barber Beer abraçou a causa e resolveu alertar todos os seus amigos, clientes, brothers, irmãos, pais, avôs, sobre os riscos dessa doença. Aqui você vai entender tudo que você sempre quis saber sobre o câncer de próstata mas nunca teve coragem de perguntar. Se cuida cara!

O que é o Câncer de Próstata?

O Câncer de Próstata é um câncer muito comum de se desenvolver em nós, homens.
O problema é que ele cresce muito devagar e normalmente não apresenta sintomas de primeira, e como existe essa ideia ultrapassada de que homem não pode se cuidar, a gente acaba esquecendo de se prevenir. (vai nessa…..)
Segundo a estatística do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Câncer de Próstata é a segunda principal causa de morte em homens, isso porque cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

AH, ENTÃO TÁ TRANQUILO.
Pera ai, cara, deixa eu terminar de falar…

Fatores de risco para o câncer de próstata, tem?

Tem sim senhor. São eles:

• IDADE
O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

• HISTÓRICO FAMILIAR
Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos. Parentesco em primeiro grau é considerado o principal fator de risco e, nesses casos, os exames preventivos devem começar aos 40 anos.

• SOBREPESO e OBESIDADE
Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Se você ainda não tem 50 anos, previna-se!

E ai garotão? Não acha melhor começar a se prevenir logo, do que chegar na metade da sua vida, todo bonitão, mas sem desejo sexual? É isso mesmo que você leu, não necessariamente você morrerá caso desenvolva este tipo de câncer, mas, após o tratamento bem sucedido, poderá sim ter perda de desejo sexual.. aí já viu né!

A melhor prevenção é a VIDA SAUDÁVEL!

Evita comer besteira… Hamburguer é bonzão, eu sei. Churrasco, então…. Cerveja…
Só que toda essa gordura que você consumir ao longo da sua vida, em excesso, vai dar problema depois. Pode tudo! Sempre com moderação!

Outra coisa, EVITA ALIMENTO COM FERTILIZANTE.. parece bobagem, mas você ainda vai me agradecer.

Cigarro também NÃO AJUDA!

Exercício físico é VIDA! Mantenha uma rotina saudável cara!

Ah, o exame preventivo do câncer de próstata é recomendado a partir dos 45 anos, então SE LIGA!

Se você JÁ TEM de 50 anos pra cima.. vamos conversar

Ah então você tem 45, 50 anos mas se sente um garoto ainda? Ótimo! Isso não é motivo para você não prestar atenção em alguns sintomas:

  1. Dificuldade para urinar;
  2. Diminuição da quantidade de urina;
  3. Dificuldade em interromper a passagem da urina;
  4. Vontade frequente para urinar, acordando várias vezes durante a noite para ir ao banheiro;
  5. Sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar;
  6. Urinar em gotas;
  7. Dor na região dos testículos;
  8. Impotência ou dificuldade para manter a ereção;
  9. Dor ao ejacular;
  10. Presença de sangue no sêmen.

Nessa idade, é FUNDAMENTAL você ir ao urologista no mínimo 1x por ano, mesmo não observando nenhum destes sintomas! Assim você se mantém em dia com a sua saúde, fazendo inclusive o exame de toque retal como preventivo.

O fatídico exame de toque retal.

Tua saúde tá em jogo, brother… esquece esse preconceito babaca e  marca o seu exame de toque retal, isso mesmo!

Como funciona:
O camarada vai entrar com o dedo, para sentir, no tato (lógico q ele tá de luva porra) o tamanho da sua próstata, e também a textura. Se ela estiver com tamanho maior do que o normal (normal = tamanho de uma ameixa), e/ou com um pequeno caroço, você pode estar desenvolvendo um câncer de próstata. Essa é a forma mais acessível de se fazer esse exame, então não reclama e marca logo saporra!

Além do exame de toque retal, é feito um exame de sangue chamado PSA. Nesse exame é medida a quantidade proteína produzida na próstata, chamada PSA. Níveis altos desta proteína PODEM significa câncer de próstata, mas também doenças benignas da próstata. Por isso só o PSA não adianta , sacou!

A soma dos dois exames (toque + PSA) dá 90% de certeza do diagnóstico correto. Caso seja indicativo de câncer de próstata, é feito uma biópsia de uma parte da próstata, para fechar o diagnóstico e partir para o tratamento.

Agora se liga nesses dados:
A chance de cura de um câncer de próstata descoberto no início é de 90%. Dados do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos mostram que a taxa de sobrevida global em cinco anos para os tumores diagnosticados no início é de quase 100%, e cai para 28% quando a doença é detectada em estágio avançado. Vai marcar bobeira ou não vai?

Tem uma galera que acha, ainda que caso seja retirada a próstata (no caso de um diagnóstico positivo para câncer) o homem terá disfunção erétil, a famosa brochada. O que acontece DE VERDADE: Não há relação comprovada entre uma coisa e outra. Na real, muitos homens já tinham alguma disfunção, e depois da retirada, culpam o procedimento pelo fato. Os médicos reforçam que o risco da disfunção erétil é maior em homens acima dos 60 anos, varia entre 50 e 60% dos casos e explica que doenças concomitantes como hipertensão, diabetes e tabagismo podem aumentar a chance de redução efetiva da ereção após a cirurgia. Até três meses após o procedimento é normal a dificuldade para ereção, mas depois o paciente vai se recuperando. Em alguns casos, pode acontecer de o homem manter relações sexuais sem uma ereção plena, em outros podem não recuperá-la nem com a ajuda medicamentosa.

Mas, pra que que serve essa próstata mesmo?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Ou seja, é da sua natureza. Aceita que dói menos.

Principais Estágios do Câncer de Próstata (VOCÊ NÃO QUER CHEGAR ATÉ AQUI)

Resumindo:
-Estágio A: Tumor que não é visível nem palpável ao toque;
-Estágio B: Tumor dentro da próstata que é palpável ao toque e visível em exames de imagem;
-Estágio C: Tumor que atingiu as vesículas seminais, que se encontram próximo da próstata;
-Estágio D: Tumor que já atingiu outros órgãos e já existem metástases, podendo afetar a uretra, o reto, a bexiga, por exemplo.

Curte uma estatística, um escalte? Então se liga nesses dados abaixo:

E essa p…. tem cura?

Sim, a cura é uma realidade.
E isso pode acontecer de três formas:
-Cirurgia: é feita a remoção da próstata e, em alguns casos, caroços na virilha;
-Radioterapia: geralmente ela é usada quando o tumor ainda não atingiu outros órgãos ou atingiu apenas os órgãos mais próximos;
-Quimioterapia: o tratamento é feito com remédios na veia ou através de comprimidos.

Mas porque tanto homem morre então?

O que causa a morte de muitos homens pelo Brasil (e pelo mundo!) é o fato deles descobrirem o câncer já espalhado por vários órgãos do corpo, o que impede o processo de cura.

E PORQUE DESCOBREM TÃO TARDE?
Por se negarem a ouvir falar no exame de toque! Por se negarem a se cuidar! Por falta de informação!

Estamos falando de 300.000 mortes/ano no planeta, mais de 15.000 só no Brasil!
Você quer entrar pra estatística? Eu também não quero.

Quer mais informações sobre o tema? Baixa aqui esse PDF, uma cartilha do Ministério de Saúde e INCA (Instituto Nacional do Cancer) sobre o câncer de próstata.

E a D.O.N com isso? Vocês não são uma barbearia?

É por causa dessa estatística macabra que esse ano a D.O.N Barber Beer entrou de cabeça nessa campanha. No mundo todo existe um movimento chamado MOVEMBER (Moustache+November) que é conhecido no Brasil como “Novembro Azul” onde se realizam campanhas de conscientização e informação sobre o câncer de próstata. Aposto que você nunca ouvi falar né? Só do tal do outubro rosa, do câncer de mama, certo? Claro! É porque os próprios homens se neglicenciam neste tema e ignoram o fato, não levam a conversa adiante! Temos MUITO, mas muito que aprender com as mulheres…

O Movember é conhecido pelo fato de os homens deixarem o bigode crescer no mês de novembro, justamente para gerar conversas entre os amigos (“Porque você ta de bigode?”) e o assunto vir a tona. A melhor forma de conscientizar alguém é falar direto, ouvir do amigo, do pai, do filho, do neto. Por isso, vamos conversar sobre o câncer de próstata! E de preferência de bigode grosso!

Parte da nossa renda do serviço de barba e bigode neste mês de novembro será destinada a campanhas de prevenção e informação do câncer de próstata. Ou seja, VOCÊ pode colaborar também, não só conversando com seus amigos e familiares, mas também deixando esse bigoD.O.N ai pra jogo! Passa aqui na D.O.N e vamos dar uma lustrada nessa cara e deixar a bigodeira style!

Derrube este preconceito, sua saúde não é piada.

Venha fazer o bigode e participe conosco da

campanha Movember D.O.N!

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

Leave A Comment