Faça seu hamburger em casa

By | 2018-06-11T13:01:13+00:00 29 de maio de 2018|Comida|

Melhor do que cerveja artesanal só um delicioso hambúrguer artesanal!

Mas, diferente do líquido dos deuses, que tem um processo bem elaborado pra sair alguma coisa diferente de água suja da panela, o hambúrguer pode ser feito por qualquer homem de plantão com o mínimo de noção de cozinha ou até você que se acha um ogro e não entende NADA de culinário!

Arregace as mangas da camisa e prestenção nesse passo-a-passo, duvido você errar!

 

1- A escolha da carne

Esse é o passo fundamental pra dar certo. Esqueça carnes vagabundas, se você escolher mal o seu blend (mistura das carnes) pode esquecer, não vai conseguir salvar no queijo.

Prefira açougues do que supermercados, assim você vai ter mais opções.

Misture diferentes tipos de carne, como: acém com fraldinha, ou acém com peito e pescoço, ou peito e coxão duro. Essa historinha de hambúrguer de picanha é firula de bar metido a chique.

Você vai precisar usar 20% de gordura (gosma branca) no seu blend, acompanhe as contas:
250 g de acém + 350g de peito + 350g de pescoço + 250g de gordura de peito

OBSERVAÇÃO: Peça ao açougueiro para limpar a carne, pesar a gordura e a carne separadamente. Assim você não erra na proporção. Depois, peça para misturar tudo em cubinhos, e moer 2x no moedor, para que a textura fique mais macia e sem pedaços grandes.

 

2 – Formatando o hamburger

Peça uma balança de cozinha emprestada para sua vizinha para porcionar os hambúrgueres. Você pode utilizar 2 porções base: 120g para um hambúrguer mais fino, ou 180g para um hambúrguer mais “parrudo”.

Porcionou? Agora pegue cada bola de carne de uma vez e jogue de uma mão para outra (lavar as mãos antes seria interessante), como se fosse uma bola de baseball, assim ele vai tomando o formato mais arredondado. Os iniciados chamam isso de “bater o hamburger” (portanto se quiser impressionar aquela vizinha da balança vai se acostumando com os jargões profissionais).

Usando um aro de fritar ovo (“Oi vizinha, tudo bem de novo?…”) aperte a carne com uma colher até preencher todo o espaço. Ah, ela não tem o aro? Ok, use um pratinho pra pressionar a bola de carne em cima de uma tábua de cortar carne, e vai formando o hambúrguer com as próprias mãos. A ideia é formar um disco gordo, como um puck (aquele disquinho preto do hockey no gelo), mas aperte o centro do hamburger para que ele fique “pra dentro” e não inche quando for ao fogo.

3 – Temperando seu hamburger

Se você ainda não desistiu e chegou até aqui, parabéns! A parte mais difícil já passou. A dica é: NÃO TEMPERE o hamburger cru com qualquer tipo de sal ou pimenta! Deixe para colocar no momento de grelhar.

 

4 – Levando ao fogo

Bom, a forma mais fácil de fazer agora é com uma frigideira, o que não seria exatamente grelhar, mas sim chapear o seu hamburger.

Para grelhá-lo (ou seja deixá-lo em contato com o fogo, e provocar aquelas marcas listradas que nem o hamburguer do Burger King) você precisa de uma…grelha! Gênio!!

Considerando que você é MUITO despreparado e não tem uma churrasqueira em casa: Existem algumas panelas no mercado com sulcos simulando uma grelha, mas mesmo assim o fogo não toca na carne, apenas o calor. Porém com essas panelas a gordura escorre para longe do hamburger, o que é um diferencial. Portanto considere uma panela dessas no futuro.

Voltando à sua frigideira das Lojas Americanas. Pre-aqueça em fogo médio-alto por 5 minutos. A ideia aqui é deixar a frigideira realmente bem quente, saindo fumaça!

Coloque (não jogue, por favor) o hamburger no centro e em seguida tempere com sal a gosto. Não é sal grosso, é sal a gosto. Pimenta do reino é vida.

OBSERVAÇÃO: Se a sua panela for muito, mas muito velha, use um pouco de manteiga para o hamburger não colar no fundo. Se tiver um mínimo de anti-aderência já não precisa da manteiga, pois a própria gordura do hambúrguer vai derreter e evitar o desastre.

Ponto da carne
• Mal passado (o meu preferido): 1:30min de cada lado
• Ao ponto: 2:30min de cada lado
• Bem passado: 4 a 5 min de cada lado.
Esse tempo é considerando para um hambúrguer de 180g., mas é claro que ele pode variar de acordo com a potência da chama do seu fogão e a temperatura da panela, portanto não vem querer me criticar porque o hambúrguer virou uma sola de sapato. Faça as suas experiências, e compartilhe o resultado aqui no blog comigo!

 

5 – O pulo do gato

Assim que você virar o hambúrguer para fritar o lado ainda cru, coloque o queijo sobre o lado pronto (ou seja, não tem volta, só vire quando der o tempo certo, não é pra ficar virando que nem panqueca) e deixe ele ir derretendo.

Faltando 1min para o fim, coloque um abafador para derreter ainda mais o queijo- esse eu duvido a vizinha ter mas nao custa tentar – Senão tiver, use uma tampa de panela, o que não é o ideal porque o certo seria bloquear totalmente a saída de ar pelas laterais. Mas dá pra se virar

OBSERVAÇÃO: Caso você seja adepto do estilo viking de alimentação saudável, e queira adicionar bacon ou presunto no seu hamburger, esse é o momento! Coloque essas iguarias sob o queijo depois que ele já estiver meio derretido.

6 – Descanse seu hamburger

Isso mesmo, seu bebê pronto para ser devorado acabou de sair de uma verdadeira sauna. Deixe-o descansar na tábua de carne por 1 ou 2 min, assim a água presente na carne irá se distribuir melhor por todo o hamburger. Delícia!

 

7 – Vamos falar do pão

O pão é fundamental. Por que? Porque se for aquele pão que despedaça quando você coloca uma pressão, todo esse trabalho irá por água abaixo e a solução será pedir um ifood.

Como eu não vou ensinar a fazer pão aqui, (aí já é demais) compre o pão de sua preferência, passe uma camada de manteiga uniforme e dê uma selada nele, tipo pão na chapa – só que sem amassar na frigideira – assim o pão fica mais impermeável e não ficará tão encharcado com o suco do hamburger, além de dar um sabor ainda melhor (manteiga é sempre manteiga né meu amigo)

 


8 – Finalizando a sua obra de arte

Na hora da montagem, voce pode usar a criatividade e adicionar:

alface, cebola roxa, tomate, picles, ovo frito, maionese,etc. Aí é contigo!

 

9 – E pra fechar

Nada como uma bela cerveja artesanal pra acompanhar o seu mais novo milagre! Confere aqui nesse post as cevejas que mais harmonizam com hamburger de carne bovina!

No mais, boa sorte! Se você animar fazer outros, vale o investimento em:

• Balança de cozinha
• Aro pra fritar ovo
• Abafador

 

Compartilha comigo os seus resultados, escreve ai!

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

Leave A Comment