Quais são os bares mais cláaassicos do Rio?

By | 2018-09-12T15:59:54+00:00 28 de agosto de 2018|Cervejas, Comida, Lifestyle|

Carioca da gema gosta de reunir os amigos, sentar no seu bar de estimação e ficar ali no estilo “deixa a vida me levar”. Aqui no Rio, todo dia é dia de cerveja!

Pensando nisso, nada mais justo do que preservar a história dos lugares mais tradicionais e boêmios da cidade! Por isso eu, seu amigo DON, fiz uma lista com 6 bares do Rio tombados pelo patrimônio histórico.

Traz mais uma garçon!

Bar Brasil

Localizado na Lapa – o coração da boemia carioca, – o Bar Brasil é conhecido por uma boa culinária alemã, mas seu maior destaque mesmo é o Chopp servido BEEMMMM gelado e de colarinho grosso. Fundado em 1907 (nem sua avó era nascida!) é, ainda, um dos mais tradicionais “pé-sujos” da cidade.

Endereço:

Av. Mem de Sá, nº 90
Centro

 

COSMOPOLITA

Localizado no mesmo casarão desde 1926, bem perto dos Arcos da Lapa, o Cosmopolita é famoso por ter criado o inconfundível “Filé à Oswaldo Aranha” (File mignon grelhado com alho frito, batatas e arroz. Hmmm salivei), prato que ganhou esse nome em homenagem ao diplomata Oswaldo Aranha, habitué do local.

Endereço:

Travessa da Mosqueira, nº4
Lapa

 

ARMAZÉM SÃO THIAGO

Fundado em 1919, o Armazém São Thiago é o nosso representante de Santa Teresa, um dos bairros mais charmosos – e boêmios – do Rio. O bar, com móveis enormes de madeira escura e vidro, (tipo aquelas farmácias clássicas sabe) tem uma incrível seleção de cachaças, muitas provenientes dos alambiques mineiros. Eu já fui e posso dizer também que o bolinho de bacalhau é de comer chorando. Pra ficar bonito: Pega um sábado, vai dar uma turistada em Santa que o bonde te deixa na porta do boteco.

Endereço:

Rua Áurea, nº26
Santa Teresa

 

ADEGA PÉROLA

Se o que tem em Copacabana é gente, não poderia faltar um bar, é claro! A Adega Pérola fica na Rua Siqueira Campos, e foi fundada por portugueses da Ilha da Madeira, em 1957. O bar passou por uma crise financeira, quase foi vendido para um grupo desses de bares-franquia, mas uma vaquinha feita por frequentadores assíduos salvou o que seria o fim de um dos maiores pontos de encontro do Rio de Janeiro. Além da cerveja gelada, os mais de 100 petiscos (vários com frutos do mar) fazem a fama do Adega Pérola. #SóVai.

Endereço:

Rua Siqueira Campos, nº138
Copacabana

 

BAR LAGOA

Só pelo nome já dá pra sacar que esse bar fica na Lagoa, né?! É um desses bares que também serve comida alemã pra acompanhar as cervejas, mas o diferencial aqui é que o lugar é muito aconchegante. A fama dos garçons mal-humorados atravessa fronteiras, mas vale a pena dar um confere neste tradicional endereço, desde 1934 na casa estilo Art Decô às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Endereço:

Av. Epitácio Pessoa, nº1674
Lagoa

 

LAMAS

Esse bar podia ser seu ta-tarata-tarata-taratavô!!! O Lamas existe desde 1874 e sempre atraiu muita gente, mesmo quando ainda ficava num sobrado no Largo do Machado.

Por segurança (e medo) do lugar desabar, em 1976 o Lamas se mudou para uma das ruas mais importantes do bairro do Flamengo, a Marquês de Abrantes. Esse lugar era frequentado por nada mais nada menos do que Machado de Assis e Getúlio Vargas.
Até hoje o movimento lá é intenso e o lugar faz uma canja de galinha como ninguém pra curar aquela bebedeira! Para beliscar, há pastéis de vários sabores e contrafilé aperitivo. Seja pra tomar um chopp em pé no balcão ou conhecer os famosos pratos bem servidos, vir ao Rio e não conhecer o Lamas é como ir a Roma e não ver o Papa!

Endereço:

Rua Marquês de Abrantes, nº 18
Flamengo

 

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

Leave A Comment