A procura do copo perfeito!

By | 2018-10-08T13:13:55+00:00 9 de outubro de 2018|Cervejas|

Todo bebedor de cerveja profissional ou amador sabe que a escolha do copo influencia na degustação do ouro líquido. Ah você não sabia? Bom, vou fingir que nem ouvi isso e aproveito pra largar ai embaixo o G.C.D.C.P.S.C – Guia Completo Do Copo Perfeito Para Sua Cerveja!

Enjoy!

Weizen

Criado pela cervejaria alemã Erdinger, é voltado para cervejas de trigo (as famosas “weiss”). A anatomia possibilita expansão da espuma, bem abundante, e recirculação das leveduras, impedindo que fiquem no fundo do copo. A medida – 500 ml – cabe a quantidade exata de uma garrafa da Erdinger, mas isso não impede de você apreciar outros rótulos weiss nesse clássico.

Pilsner

Nós, brasileiros, o chamamos popularmente de “tulipa”. Ideal para as cervejas dos tipos Pilsen. Possibilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. Mas não confunda com o copo de Lager, que também são muito usados para chope aqui no Brasil: o Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o de Lager tem a boca levemente fechada.

Lager – o famoso chopp

Este é o tradicional copo de chopp, o qual é erradamente chamado de “tulipa”. A diferenca é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado, veja abaixo!

Tulipa

deal para cervejas que possuem bastante creme, como a Duvel e outras Strong Ales belgas. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner! (veja explicação acima!). Sua coleção de copos não está completa sem uma tulipa D.O.N! Vem buscar a sua em qualquer das nossas lojas!

Pint

O famoso Pint inglês tem esse formato mais largo, é aquele que você encontra nos pubs da Irlanda e Inglaterra, e é perfeito para cervejas do tipo Bitter e Stouts. Existem 2 tipos, o comum – Irish Imperial Pint – e o que tem um anel largo perto da boca, que é o English Imperial Pint. Esse anel foi criado na década de 1960, para facilitar o empilhamento dos copos, evitando que eles prendessem um dentro do outro e quebrassem. Cerveja com design!

Cálice

Na terra da cerveja (Bélgica) é conhecido como “Goblet”, pois se parece com a flor que leva este nome. Estes copos são lindos, muitas vezes são feitos com uma borda de ouro, e foram desenhados para manter íntegro o creme, assim como proporcionar maior percepção do aroma. Ideais para as Trappist, também são usados para tomar Dubbels, Tripels e Quadrupels.

Caldereta

Alegria da galera que quer tomar um chopinho rápido com os amigos a caldereta é um dos mais versáteis copos de cerveja, usado para lagers escuras, IPAs e Ales. Sua medida “oficial” é de 330ml, (muitas variações são feitas em cima dessa medida) e é um excelente copo para se ter em casa, o famoso pau-pra-toda-obra! Ah, não preciso nem dizer que a nossa caldereta D.O.N é a best-seller! Garanta a sua em qualquer loja D.O.N!

Caneca

Famosa caneca! Muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente são robustos, de vidro grosso, e algumas têm até apoio para o polegar na alça, para ajudar o halterocopista (atleta levantador de copo) a completar o seu exercício. São feitas canecas de cerâmica e metal, mas , cá entre nós, prefira sempre as de vidro, pois não alteram o sabor da sua cerveja.

Mass

Já foi a alguma Oktoberfest e encarou aquele canecão de 1 litro? Ah, trouxe até um pra casa, de recordação? Esse é o Mass. Difícil de usar pelo peso, perfeito para brindar com força, onde voa cerveja pra todo lado… Também é conhecido como “Seidel”.

Tumbler

Esse que parece aquele copo comum de refrigerante, que muita gente tem em casa, na verdade é um copo de cerva! Utilizado para as witbier, como a Hoegaarden. Como as witbier não geram muito creme, o copo não precisa necessariamente ter a boca mais fechada. (sacou? 😉 E sim, são muito usados em restaurantes para servir refri, água, mate, etc.

Taça

As taças também são bem polivalentes e não estão necessariamente ligadas a um tipo de cerveja. Porém vem ganhando muito espaço nos bares e coleções de cervejeiros, pela beleza e ergonomia. Tão bela que aqui na D.O.N também temos uma taça personalizada, garanta a sua em qualquer loja D.O.N!

Cilíndrico

Copos cilíndricos normalmente são usados para cervejas Kölsh e Altbier. Porém, podem ser recomendadas pelos fabricantes em outros estilos, com por exemplo algumas fruit-beers. Permitem uma boa formação de espuma, porém não ajudam muito no desenvolvimento do aroma. Podem aparecer com outros nomes, como Stange, Stick (vareta) ou Collins.

Conhaque

Os tradicionais copos de conhaque são indicados para sabores mais fortes, como as Eisbock e Imperial Stouts. Excelentes para “sentir” o aroma da cerveja , pois permitem que você execute movimentos circulares (estilo vinho) sem que a cerveja transborde. Também são chamados de Snifter.

Flauta

As flautas são conhecidas por bebedores de espumante e chapagnes, mas servem muito bem para cervejas Faro, Lambic e champegnoises, como a Deus (Bélgica) e Lust (Brasil). O fato de serem esguios possibilita que o creme demore mais para se dissipar, mantendo as qualidades da cerveja no copo.

Yard

Esse é o mais estranho dos copos. A primeira vista, lembra um tubo de ensaio, porém como não tem pé, demanda um suporte de madeira caso quem estiver usando-o não queira ficar segurando-o o tempo todo.

Teku

Este é considerado o “copo perfeito” . O nome vem da junção dos nomes dos criadores – Teo Musso e Lorenzo Kuaska. Mas, porque perfeito? Seu pé, comprido, evita o aquecimento dos tipos mais leves, pois mantém o contato da mão longe da bebida. Já o bojo permite o aquecimento das aromáticas. A borda com essa leve virada impede que a cerveja entorne, levando o líquido diretamente à metade da língua, onde os sabores são percebidos. Demais!

Ah, dica final: Copo gelado é coisa de desentendido pagando mico! O copo precisa estar na temperatura ambiente! Nem muito quente (Saindo da máquina de lavar) nem muito gelado, como essas canecas que são servidas por ai..

About the Author:

D.O.N.: Barbeiro, cervejeiro, roqueiro, e tantos outros "eiros" que você quiser colocar.. Vem dar um trato nesse visual com a gente! De quebra ainda ganha um chopp artesanal na faixa! Encontre a D.O.N. mais perto de você

Leave A Comment